Clínica de reabilitação é interditada após relatos de tortura e morte de paciente, no norte gaúcho

Em 14/02/2026
por Gustavo Colferai

Também foi determinada a interdição do local

Na manhã desta sexta-feira, 13, a Polícia Civil deflagrou operação em Estação, no norte gaúcho, com o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em uma Clínica voltada à reabilitação de dependentes químicos.

A ação decorre de investigação instaurada após a morte recente de um interno da instituição. No curso do inquérito policial, apurou-se que práticas sistemáticas de tortura eram empregadas como método disciplinar dentro da clínica, tendo a vítima sido submetida a agressões reiteradas que culminaram em seu óbito.

Na data de hoje, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva contra indivíduos responsáveis pela administração e funcionamento da clínica, além de mandados de busca e apreensão no estabelecimento e em endereços vinculados aos investigados. Também foi determinada judicialmente a interdição do local.

A operação contou com a atuação integrada de policiais civis de toda a região, bem como com o apoio da Brigada Militar. A Prefeitura Municipal de Estação, por meio de seus diversos órgãos, prestou suporte à ação, especialmente no acolhimento e na garantia de dignidade às pessoas que se encontravam internadas em condições degradantes.

A Polícia Civil prossegue nas investigações.