Estrela decreta situação de emergência após vendaval atingir mais de 100 casas

Em 14/02/2026
por Gustavo Colferai

Município aguarda homologação do decreto publicado em edição especial do Diário Oficial

A Prefeitura de Estrela decretou situação de emergência em razão do vendaval que atingiu o município na tarde de quinta-feira, 12, provocando destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica em diferentes bairros. O decreto foi publicado em edição especial do Diário Oficial, na tarde desta sexta-feira, 13, e agora será encaminhado para homologação pela Defesa Civil do Estado.

Até a tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil do município contabilizou 100 residências atingidas durante a tempestade. A estimativa é de que os ventos tenham alcançado 80 km/h nos pontos mais impactados. O evento ocorreu por volta das 15h30, seguido de chuva intensa em algumas regiões, com maior força na região leste de Estrela.

Quatro instituições de Educação Infantil também sofreram danos com destelhamentos. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, as aulas estão mantidas em toda a rede municipal e os reparos necessários haviam sido realizados nas unidades afetadas, ainda no fim da tarde de quinta-feira.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, a convocação de voluntários e servidores e acelera o processo de quisição de bens e serviços necessários à resposta e à reconstrução.