Projeto “Laços que Transformam” realizou ação com Instituição de Longa Permanência de Idosos
Alunos do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal Campus Farroupilha deram um gigantesco exemplo de carinho, solidariedade e amor com o projeto “Laços que Transformam”.
Neste sábado, 25, a ação culminou com a entrega de uma Sala de Terapia Ocupacional para os idosos do Recanto da Compaixão Frei Salvador, uma instituição de longa permanência elaborada e administrada pelo Projeto Mão Amiga em Caxias do Sul.
Durante três finais de semana, os alunos realizaram diversas ações com os idosos. “Esse projeto já leva alguns meses, foi idealizado por toda a turma. É o terceiro sábado que estamos aqui. No primeiro, trabalhamos com fisioterapeutas e psicólogos, eles vieram aqui, conversaram com os idosos e fizeram atividades. No segundo sábado, trouxemos cabeleireiros e manicures. Este sábado, agora, é o encerramento do projeto”, explica o aluno Fábio Henrique Brusamarello.
A ação desenvolvida pelos alunos do sexto semestre do curso arrecadou cerca de meia tonelada de donativos: alimentos, 11 mil unidades de produtos de higiene e 1,9 mil unidades de fraldas geriátricas. Todos os equipamentos da Sala Ocupacional, como mesa, cadeiras e jogos, foram doados. “A sala é pensada para os idosos terem um momento de jogos, de um passatempo, de terapia ocupacional. A gente teve inúmeros auxílios, tanto de pessoas físicas como de empresas e instituições que abraçaram essa causa. E hoje a gente está entregando o projeto, esses laços que transformam”, completa a aluna Amanda Benedetto.
Conforme o coordenador do Recanto, Gilson Menegol, a sala de Terapia Ocupacional vem em boa hora. “Essa sala veio a calhar no momento certo, porque agora na segunda-feira [dia 27] nós passamos a ter um educador social, que tem formação em educação física. Um projeto que a gente tem com o Conselho do Idoso, a gente conseguiu o recurso para a contratação desse profissional. E agora ele começará o trabalho com uma sala pronta. Algo que a gente não teria e que o Instituto acaba nos entregando de presente.”
Muito além da entrega dos materiais, os alunos doaram seu tempo para momentos de carinho e compaixão para com os idosos. Neste sábado, antes da inauguração da sala, foi realizado um momento de música e confraternização. “Foi um projeto incrível, eles entregaram com primazia, porque eles viram que o propósito não é simplesmente um trabalho. O propósito é muito maior do que isso. E além de um simples trabalho, ele envolve pessoas”, ressalta a professora Tânia Craco.
“A gente fica muito feliz e muito agradecido. São todos jovens, professores e alunos. E aí que a gente vê que o mundo não está perdido, porque quando a juventude reserva um tempo para desenvolver um projeto e vê, de fato, acontecendo, tudo de uma forma muito organizada, em uma gestão muito bonita. Nós estamos aqui recebendo os resultados de todas essas ações, a Sala de Terapia Ocupacional, que eles providenciaram tudo o que precisa. A minha palavra é gratidão ao Instituto Federal de Educação de Farroupilha, por abraçar uma causa”, celebra o Frei Jaime Bettega, coordenador do Projeto Mão Amiga.
São mais de 90 idosos que atualmente frequentam o Recanto, com uma fila de espera acima de 300 pessoas. A instituição está sediada no antigo prédio do INSS, na Rua Pinheiro Machado, 3317, no bairro São Pelegrino.
Donativos, especialmente alimentos e fraldas geriátricas, podem ser entregues durante a semana, das 7h às 17h30; também são aceitas doações por Pix: telefone (54) 98410-0101. “A lista de espera é enorme, mas nós acreditamos que, para aqueles idosos que chegam aqui, sempre vai ter um espaço, será muito bem cuidado em todos os sentidos. E que a comunidade continue abraçada a isso, porque a comunidade abraçou esse projeto”, finaliza Frei Jaime.
Créditos: Gustavo Colferai
Créditos: Divulgação

