Projeto bilionário de pedágios no RS não atrai empresas para disputa

Em 03/06/2026
por Gabriel Marchetto

Leilão do Bloco 2 previa R$ 6 bilhões de investimentos em 409 quilômetros de estradas

O projeto bilionário de concessão de rodovias do Rio Grande do Sul não atraiu empresas interessadas em disputar o Bloco 2, levando ao fracasso do leilão previsto para quarta-feira, 10, na Bolsa de Valores, em São Paulo. A iniciativa previa investimentos de R$ 6 bilhões em 409 quilômetros de estradas distribuídas pelos vales do Taquari, Caí e Norte do Estado.

Durante participação no Tá na Mesa, promovido pela Federasul, o vice-governador Gabriel Souza lamentou a ausência de propostas e atribuiu parte do cenário ao ambiente de insegurança em torno das concessões rodoviárias. Segundo ele, a atuação da CPI dos Pedágios, instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul desde o final do ano passado, contribuiu para afastar potenciais investidores.

O Bloco 2 abrange importantes corredores logísticos do Estado, ligando municípios desde Nova Prata, no Alto Vale do Taquari, até Erechim, no Norte gaúcho. O trecho também inclui cidades estratégicas como Lajeado e Estrela, atendendo uma região que concentra cerca de 17,5% da população do Rio Grande do Sul.

A proposta de concessão tinha como objetivo ampliar a capacidade das rodovias, melhorar a segurança viária e impulsionar o desenvolvimento econômico regional por meio de investimentos em infraestrutura. Com a falta de interessados, o governo estadual deverá avaliar os próximos passos para viabilizar o projeto.

Leia também

.