13ª Conferência Municipal de Saúde debate propostas e desafios para o SUS em Farroupilha

Em 03/06/2026
por Luís Carlos Müller

Eixos temáticos discutiram propostas que seguem para a Conferência Estadual de Saúde

A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Farroupilha ocorre nesta quarta-feira, 3, no Auditório Professor Raul Bampi, da UCS Campus Farroupilha. O evento reúne profissionais da área, gestores públicos e a comunidade para discutir propostas que irão contribuir na construção das políticas públicas de saúde do município e também serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência.

Em entrevista à Rádio Spaço FM, o secretário municipal da Saúde, Thiago Brambilla, destacou a importância do encontro como um espaço democrático de debate e construção de propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Brambilla, a conferência permitirá discutir temas que vêm sendo pautados pela Secretaria Municipal da Saúde, entre eles a ampliação dos serviços oferecidos à população, a vacinação e demandas relacionadas à gestão regional da saúde. “A Conferência Municipal de Saúde é um momento muito importante porque é onde debatemos diversos temas e construímos propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Saúde. Muitas das reivindicações que temos feito nos últimos tempos poderão ser apresentadas e discutidas pela comunidade”, afirmou.

Além dos debates, a programação conta com palestras. Entre os destaques está a participação da ex-secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que comandou a pasta por cerca de nove anos e participou da implementação de importantes políticas públicas de saúde no Rio Grande do Sul.

Brambilla ressaltou a relevância da presença da ex-gestora no evento. “Ela é uma grande conhecedora da estrutura da saúde pública do Estado e teve papel fundamental na construção de muitas políticas que seguimos aplicando até hoje”, destacou.

O secretário também apresentou avanços conquistados pela saúde de Farroupilha nos últimos anos, entre eles a obtenção do Selo Ouro da Rede Bem Cuidar e o reconhecimento estadual pelo desempenho na vacinação.

Após as palestras, os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalho, organizados conforme os eixos temáticos da conferência. O primeiro aborda democracia, saúde como direito e participação social. O segundo trata do financiamento da saúde. O terceiro discute os desafios do SUS diante das emergências climáticas e da justiça socioambiental. Já o quarto eixo aborda o modelo de atenção à saúde, a gestão do território integrado e o cuidado integral à população.

Ao final do encontro, é realizado uma plenária para apresentação e validação das propostas elaboradas nos grupos. Os encaminhamentos aprovados serão levados à Conferência Estadual de Saúde, contribuindo para a formulação de políticas públicas em nível estadual e nacional. “Depois dos debates nos eixos, teremos uma plenária onde todas as propostas serão discutidas e validadas. A partir daí, elas seguem para a Conferência Estadual de Saúde”, explicou Brambilla.

.